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terça-feira, 28 de julho de 2009

ATENÇÃO

Questão 6
Desconsiderando-se a legenda da foto, responda: o que a imagem mostra (descrição da cena em si) Pelo cenário podemos supor o local e a época em que a foto foi tirada? Há narratividade na foto?

Questão 7
Observe agora a legenda da foto. Quais são as informações que podem ser identificadas nessa legenda? Elas correspondem à cena da foto? Como interpretar o título da legenda: "Legítima defesa"?

Questão 8
Qual a intenção do fotógrafo ao produzir essa foto? Há alguma relação entre o fotógrafo que a produziu e a instituição a que pertence? Para quem ela foi feita e para quê? Por que ela causou estranhamento ao fotógrafo (no contexto em que foi tirada)? Por que ela causa impacto em quem a observa (fora do contexto da cena)? O espectador da foto consegue captar o sentimento da cena presenciada pelo fotógrafo?
possível!

Etapa 4 - Leitura interpretativa da carta ao leitor
(páginas 4 e 5 do Guia do Estudante)

Leiam a carta ao leitor e listem, com base na identificação de marcas no texto, os seguintes elementos linguísticos e gráfico-visuais:
- as fórmulas de cortesia:
- as interpelações iniciais e os optativos:
- o corpo: as informações principais, os argumentos e contraargumentos;as conclusões, os questionamentos:
- as fórmulas de despedida:
- o P.S:
- as escolhas enunciativas e suas intenções de uso: modos/tempos verbais, pronomes de tratamento, vocábulos, sintaxe, conectores, a formalidade ou informalidade das formas linguísticas,as interrogações, pontuação, enumeração etc.:

Etapa 5 - Produção de carta para o autor de "Tudo a ver com tudo"
Após a leitura da carta ao leitor, produzir uma carta ao editor, analisando seu discurso e concordando ou não com o que ele diz e os argumentos que emprega.
Etapa 6 Análise do sumário
Analisando o sumário do Guia constante das páginas 6 e 7.
Questão 9
Como o sumário do Guia está organizado? Quantos tópicos apresenta? Quais são as palavras-chave de cada tópico?
Questão 10
Normalmente, os jornais diários separam os assuntos em cadernos; as revistas, em temas; os livros, em capítulos. Por que as matérias jornalísticas foram separadas em temas?
Questão 11
Quais são os temas do sumário? Há intenção em sua sequência?
Questão 12
A relação entre tema e matéria jornalística está bem definida? Analise os títulos das matérias associadas a seus temas. Você faria um novo agrupamento? Daria novos nomes aos temas? Reclassificaria as matérias nos temas existentes? Se o sumário serve para facilitar a leitura, será que esse sumário em especial está bem construído?

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